15 julho 2012

Cabelos: Hidratar, Nutrir ou Reconstruir?



Meninas, eu tenho estudado um pouco sobre qual seria a forma correta de cuidar dos cabelos e depois de uma conversa com algumas cabeleireiras decidi comentar com  vocês o pouco do que tenho aprendido. Às vezes a gente gasta horrores com um produto que não dá resultado no nosso cabelo, vocês sabem por quê?

Bom, o tratamento dos cabelos é dividido em 3 etapas:

  • Hidratação (Reposição hídrica)
  • Nutrição (Reposição lipídica)
  • Reconstrução (Reposição Protéica)
HIDRATAÇÃO:
Serve para repor a água e os sais minerais. É o tratamento mais simples, os produtos são baratos e podem ser encontrados facilmente. Quando os cabelos se apresentarem opacos e sem elasticidade eles precisam ser hidratados. O componente hidratante natural mais usado é a glicerina vegetal. 

NUTRIÇÃO:
Serve para repor ou equilibrar óleos e ainda proteger os cabelos. As máscaras devem ser compostas por óleos, ceras ou manteigas. Quando os cabelos estiverem com muito frizz, sem peso e sem brilho eles precisam ser nutridos.

RECONSTRUÇÃO:
Serve para recuperar a estrutura da fibra capilar, que foi danificada durante processos químicos ou desgastes com chapinhas, secadores, escovas. 

Normalmente as máscaras deixam os cabelos mais rígidos, por isso devem ser usadas corretamente e NUNCA antes de hidratar bem e nutrir o cabelo, se o cabelo não tiver passado pelos dois tratamentos anteriores o resultado NUNCA será satisfatório. 

Sabe quando você usa uma máscara cara que deixa sue cabelo seco e duro? Provavelmente ela era reconstrutora e seu cabelo ainda não estava hidratado e nutrido. As máscaras normalmente possuem queratina, colágeno...

QUANDO E COMO TRATAR:

Hidratação deve ser feita 2 vezes na semana, ou uma, dependendo do estado do fio, pode seguir corretamente o tempo descrito na máscara, normalmente não mais que meia hora. Não sintam vergonha de usar produtos baratos para hidratar, às vezes eles te dão resultados melhores que os mais caros, principalmente nas hidratações, pois serão muuito usados.

Nutrição deve ser feita uma vez na semana, normalmente agem durante meia hora, também.

Reconstrução deve ser feita apenas uma vez no mês, ou duas quando o cabelo realmente estiver muito danificado.

Para reconhecer os componentes que devem possuir nos produtos colocarei aqui uma lista:

  • Componentes Hidratantes e Umectantes:

Cetyl Alcohol, Cetearyl Alcohol, Propylene Glycol, Glicerina Vegetal ou Glicerina, Bepantol, Extrato de Plantas Botânico, Proteína Elastina e Colágeno, Panthenol, Extrato de Jaborandi, Extrato de Alecrim, Extrato de Quilaia, Extrato de Rosemary, Aloe Vera, Silicones "Sim os Silicones são componentes, modificados quimicamente, utilizados para reter a hidratação nos fios" Vitaminas, Álcool modificados, Sacarose ou Derivados do Açúcar, Proteína de aveia, Proteína de arroz, Proteína da Seda, Proteína Hidrolizada da Soja, Proteína Hidrolizada do Milho.

  • Componentes Nutritivos e Emolientes:

Shea butter cetyl esters (Manteiga de Karité), Ricinus communis seed oil (Óleo de Manona ou ricino), Argania spinosa kernel oil (Óleo de Argan), Manteiga de Cacau, Manteiga de Cupuaçu, Manteiga de Abacate, Manteiga de Macadâmia, Manteiga de Tutano, Manteiga de Murumuru, Manteiga de Argan, Óleo de Coco, Óleo de Oliva, Óleo de Abacate, Óleo de Tutano, Óleo de Karité, Óleo de Argan., Ceramidas "Que ajudam a manter as proteinas "Agua e Lipidios" nos fios.

Observação: Nem todo óleo corresponde a um componente nutritivo, existem óleos que fornecem propriedades somente hidratantes. Bons exemplos de tipos de óleos hidratantes são o óleo de girassol, óleo de ricino, óleo de jojoba e assim por diante.

  • Protéinas Presentes nos Produtos para Reconstrução Capilar:

Hydrolyzed Keratin (Keratina Hidrolizada), Hydrolyzed Collagen Protein (Proteína Hidrolizada do Colágeno), Hydrolyzed Rice Protein (Proteína Hidrolizada do Arroz), Hydrolyzed Corn Protein (Proteína Hidrolizada do Milho), Hydrolyzed Oats (Proteína Hidrolizada da Aveia), Hydrolyzed Silk Protein (Proteína Hidrolizada da Seda), Hydrolyzed Soy Protein (Proteína Hidrolizada da Soja), Hydrolyzed Wheat Protein (Proteína Hidrolizada do Trigo), Creatine, arginine, cysteine (Creatina, Arginina, Cisteina), Silk Amino Acids (Aminoácidos da Seda), Silk Protein (Proteína da Seda), Soy Protein (Proteína da Soja), Wheat Amino Acids (Aminoácidos do Trigo), Wheat Protein (Proteínas do Trigo).

OBSERVAÇÕES:
  • Em qualquer uma das etapas é necessário lavar bem o cabelo com shampoo, para abrir bem as cutículas dos fios, remover o excesso de água e passar o produto puxando mecha por mecha.
  • Depois de ter deixado agir a máscara de tratamento é necessário usar um condicionador, para fechar bem as cutículas do cabelo, mantendo o produto realmente no fio.
  • Não é necessário que o shampoo e condicionador tenham a mesma função da máscara (hidratar, nutrir ou reconstruir). Eu sempre opto por shampoos e condicionadores bastante naturais.
  • É importante testar um produto pelo menos 3 vezes para saber se ele realmente não "deu certo" com seu cabelo, existem componentes específicos que favorecem a textura do seu cabelo, invista nisso, se seu cabelo é cacheado, liso, fino, grosso, ressecado, oleoso, tente pesquisar quais são os componentes que favorecem seu cabelo.
  • Perceba como seu cabelo reage à hidratação, à nutrição e à recomposição, meu cabelo, por ser muito ressecado, adora nutrição, óleos e manteigas deixam ele mais macio e sedoso.
  • É importante finalizar os cabelos com leave-in, quanto mais natural melhor, nem sempre secar e chapar os fios é a melhor escolha, deixar ele secar naturalmente pode ser uma boa opção.
  • Atualmente, as empresas estão tentando unir dois ou mesmo todas essas etapas num só produto, eu particularmente não aprovo isso, mas já é possível encontrar muitos produtos que nutrem e hidratam, meus cabelos não respondem bem a isso, mas há quem goste.
Espero que tenham gostado do post, como eu tenho lido sobre isso em muitos sites e aprendido com conversas eu vou deixar como fonte apenas o site em que peguei a lista dos componentes, espero que leiam de verdade, depois que descobri isso, meu cabelo é outro'

Que produtos vocês usam? Vocês têm um produto para cada etapa? Já sabiam a diferença entre nutrir, hidratar e reconstruir?

Fonte

14 comentários:

  1. Oii gata! Boa tarde!
    Aii q tudo seu post, adorei!
    O meu cabelo (agora curto aff), está precisando de hidratar, nutrir, aiiii q coisa!
    Super dicas ein! Amei!
    tem post novo lá no blog, vamos conferir?

    makefashionjumgle.blogspot.com

    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, fico super feliz que tenha gostado! Beijoos

      Excluir
  2. Gostei mto desse post, me informou bastante, não sabia mto as diferenças, mas agora graças a vc sei. RSRS
    Bjus linda!

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post, eu também não sabia a diferença,
    beijinhos

    http://www.descontraidas.com/

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pela visita volte sempre.

    http://simplescomoumclick.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Bom, primeiramente ótimo post! Como eu faço escova de argan, opto por usar o óleo de argan e hidrato meu cabelo duas vezes por semana. Antes eu estava hidratando com o Novex Óleo de Argan, mas agora que ele já acabou mudei para o Novex Plástica Capilar que também se deu super bem no meu cabelo, e como eu nunca tinha pensado nessas três etapas que você citou no texto acima, eu notei que o Novex Plástica Capilar contém essas três etapas eu acho, nele está escrito assim: Creme de tratamento, restauração e reconstrução capilar e ultraprofundo. É a mesma coisa que hidratação, nutrição e reconstrução? Meu cabelo é pesado e tem brilho, mas com um tempo venho tendo alguns frizz que me incomodam muito, minha mãe disse que é devido ao meu uso incorreto com a chapinha, portanto seu post me ajudou, a saber, o que preciso para acabar com esses malditos frizz: mais nutrição! Parabéns pelo post, muito obrigada e sucesso linda. Beijinhos :**
    tudo-para-gaarotas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Podia indicar um nutritivo e um reconstrutor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nutritivo: NOVEX óleos (coco, argan...) Reconstrutor: Elseve reparação total 5

      Excluir

- Comentem, critiquem, elogiem, afinal aqui tudo é feito com muito carinho para vocês, e quero mesmo a opinião de todas.

- Agradeço todas as sugestões e críticas, afinal é muito importante para que o blog fique mais agradável para todas e fiquem à vontade para divulgarem o de vocês.

- Não deixem de deixar o link do seu blog para eu dar uma olhadinha ^^

- Respondo cada comentário, sem exceção então volte para conferir...

- Eu estou em busca de leitoras, então peço que leia realmente o post, e que comente sobre ele, espero que, como eu, vocês comentem realmente os posts, ok?

- Amados leitores anônimos, coloquem algum nome, mesmo que seja fictício, caso façam alguma pergunta deixem algum e-mail para que eu possa entrar em contato, ok?

Beijoos!